Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/codeclubbrasil/www/wp-content/plugins/googleanalytics/googleanalytics.php on line 41
Code Club Brasil Criando um Code Club – Brasil

Criando um Code Club

Code Clubs são oficinas extra-curriculares para crianças de 9 a 13 anos. As crianças aprendem a criar jogos, animações e websites através de materiais especialmente criados com o apoio de uma incrível comunidade de voluntários.

Informações básicas:

  • A maioria dos clubes acontecem em encontros de uma hora por semana, com aproximadamente 10 a 20 crianças
  • O local do clube deve oferecer segurança e ser adequado para crianças
  • É necessário computadores para realizar as lições
  • Fazer download dos softwares para as crianças, a maioria dos clubes iniciam com o Scratch
  • O clube precisa oferecer acesso gratuito às crianças



DSCF2571-940x529

“Está sendo uma experiência muito boa poder passar o conhecimento que eu tenho e ver os alunos aprendendo, gostando de programar e desenvolvendo coisas novas a cada aula, isso é muito gratificante, no inicio achei que haveria um pouco de dificuldade, mas os alunos surpreenderam e foram além do material fornecido. A cada aula um aluno trazia algo que havia feito em casa e isso é muito legal.”

– Flávio Leão
Code Club Colégio Santa Clara (Santarém – PA)

Para abrigar um Code Club, e ser um líder de clube, será necessário encontrar um voluntário disponível para conduzir as aulas ou ser você estar cadastrado como um. Para voluntários externos, é recomendável que este atue acompanhado por um responsável do espaço. O voluntário não precisa saber nada sobre programação, mas será uma ótima chance para aprender.

O líder de clube precisará:

  • Avaliar o(s) voluntário(s) de modo que esteja(m) de acordo com as políticas locais de segurança
  • Assegurar que todas as crianças que frequentam o clube tem permissões dos pais ou responsáveis legais
  • Verificar se o local possui segurança apropriada para crianças e voluntários
  • Assegurar que haverão equipamentos apropriados, software e um meio de imprimir os materiais de aula utilizados pelos alunos

Importante: O Code Club não entrevista seus voluntários – É responsabilidade dos líderes de clubes buscar mais informações a respeito do voluntário e checar se estão satisfeitos com eles em seu clube.

Como o Code Club colabora:

  • Nós fornecemos canais e suporte para encontrar locais e voluntários
  • Disponibilizamos materiais didáticos gratuitos para crianças, que são guias passo a passo para criação de jogos, animações e websites.
  • Suporte online gratuito

Pronto para começar? Cadastre-se em nosso como voluntário e começe seu club agora mesmo!

Se você está pronto para iniciar um Code Club em uma escola, biblioteca ou espaço público, o primeiro passo é registrar em nosso site e entrar em contato direto conosco ou via nosso grupo no Facebook para encontrar voluntários para seu clube.

Dicas úteis

  • Entre em contato com alguns voluntários diferentes para encontrar a pessoa perfeita para ajudar com seu clube, como voluntários, eles possuem diferentes periodos de disponibilidade
  • Não se esqueça de obter autorização dos pais ou responsáveis legais para cada criança que participar do seu clube

Já possui um local e voluntários para iniciar um novo Code Club?

Ao registrar seu Code Club você tem acesso a materiais exclusivos e suporte da comunidade internacional de voluntários do Code Club.

Quero registrar meu Code Club


Quero formar um grupo de voluntários para iniciar um novo Code Club

Entre para nossa comunidade no Discord, se conecte com outros voluntários para formar novos Code Clubes ou participar de Code Clubes já existentes.

 


Hum… Ainda tem dúvidas? Confira a lista de perguntas mais frequentes.