Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/codeclubbrasil/www/wp-content/plugins/googleanalytics/googleanalytics.php on line 41
Code Club Brasil Sobre o Projeto – Brasil

Sobre o Projeto

O Code Club (em português: Clube do Código ou Clube de Programação) é uma rede mundial de atividades extra-curriculares gratuitas, completamente gerenciada por voluntários, com o objetivo de ensinar programação de computadores às crianças.

No Code Club, acreditamos que todas as crianças devem ter a oportunidade de aprender a programar, sem distinção de quem são ou de onde vem.

Para fazer isso, nós apoiamos uma rede mundial de voluntários e educadores que conduzem clubes de programação gratuitos para crianças de 9 a 13 anos para que elas criem e compartilhem ideas, aprendendo ao longo do processo.

Nós atualmente atingimos a marca de 10.000 clubes criados em de 140 países, e nossas lições já foram traduzidas em mais de 30 línguas diferentes. Você pode ver a lista completa no site do Code Club World.

Nossas lições são simples passo a passos que guiam e ajudam as crianças aprenderem Scratch, HTML & CSS e Python a criarem jogos, animações e websites. Os projetos gradualmente introduzem conceitos de programação permitindo as crianças construirem seu repertório de conhecimento de maneira incremental, de modo que não há necessidade que o adulto que conduz o clube ser um expert em programação.

Code Club foi fundado na Inglaterra por Clare Sutcliffe e Linda Sandvik em 2012, em 2013 o Code Club começou a operar no Brasil, e em 2015 o Code Club juntou forças com a Raspberry Pi Foundation, uma entidade sem fins lucrativos inglesa. Nós somos parte importante do programa educacional da fundação colaborando para que mais crianças e jovens aprendam a criar projetos usando código.

Nosso objetivo é que cada escola do Brasil tenha um clube de programação onde as crianças possam aprender informática. Temos quase 200 mil escolas no Brasil, temos muito trabalho pela frente, mas acreditamos que isso seja possível! – Everton Hermann (fundador do Code Club Brasil)


Nossa Filosofia

A filosofia do Code Club é diversão, criatividade e aprendizagem pela descoberta. É importante que as crianças curtam o tempo que elas passam no Code Club e que não se sintam como se estivessem em mais uma aula da escola. Eles devem entender que eles são responsáveis pelo que o computador faz, e podem (e devem) fazer com que o computador faça o que eles querem, não o contrário.

Outros benefícios do Code Club, como aprender a pensar de uma maneira computacional ou desenvolver a capacidade de programar, são objetivos secundários. Mesmo assim, as crianças irão assimilar todas estas habilidades maravilhosas no decorrer dos projetos, de uma maneira muito mais eficiente que utilizando aulas tradicionais.

Por que deveríamos ensinar crianças a programar?

Saber programar é uma habilidade importante em um mundo digital. Hoje em dia não basta saber usar computadores, criar textos, planilhas, usar internet. As crianças também devem saber como as coisas funcionam.

Aprender a programar não é útil apenas se você quiser ser um programador no futuro. Programar ajuda em outras habilidades, como resolver problemas, desenvolve o raciocínio lógico e contribui em outras matérias como ciências e matemática. Além disso, programar é muito divertido!

Nossos projetos foram desenvolvidos por programadores e testados em 20 escolas piloto no Reino Unido. Pedimos para as crianças darem uma nota aos projetos: zero (muito chato), 100 (a coisa mais legal que já fiz na vida). Nossos projetos obtiveram a nota de 92! Isso significa que eles adoraram!! 

Robot-017-copy

Hoje já somos mais 10.000 clubes de programação espalhados pelo mundo.